Onde montar meu consultório? Casa ou conjunto comercial?
No momento em que profissionais de saúde decidem ter consultório próprio, uma questão muito frequente diz respeito ao local escolhido para tirar o plano do papel.
O mais comum é que profissionais não tenham imóveis de sua propriedade para usar, e, em virtude disso, procurarem um local para alugar que possa abrigar o consultório. Para tanto, dispõem de diversas opções, entre as quais as principais são o aluguel de uma casa ou de um conjunto comercial.
Ao optar por uma casa, se escolhe o caminho da autonomia: poderá usar a casa da maneira que achar melhor, com maior liberdade para a transformação de espaços, não haverá custo de condomínio. Mas há o contraponto: a depender do local escolhido, a casa precisará de um sistema de vigilância, grades, alarmes, vigilância noturna entre outros. Tudo isso é sinônimo de despesas e preocupação.
Caso a opção seja por uma sala em conjunto comercial, a escolha será pela praticidade: não será necessário investimento em manutenção e segurança uma vez que tais serviços estarão incluídos no valor do condomínio. Por outro lado, deverá se sujeitar às regras do condomínio.
Mas esses são os únicos modelos? A resposta é não!
Hoje em dia, uma nova modalidade vem atraindo cada vez mais profissionais. O consultório em modelo de coworking alia Autonomia e Praticidade, além de ser muito mais econômico do que consultórios nos modelos tradicionais. Nesta modalidade, profissionais de saúde não precisarão se preocupar com investimentos, custos de infraestrutura e de manutenção: tratam-se de serviços e itens já incluídos no modelo do consultório em espaço compartilhado.
Para usufruir desses benefícios, e ainda os serviços de limpeza e secretaria, o profissional paga uma pequena mensalidade, bem inferior do que qualquer aluguel, e, um valor é cobrado para cada consulta atendida.
Na ponta do lápis, vale muito à pena, porque profissionais da saúde pagam apenas pelo tempo de uso da sala, sem ter qualquer outra preocupação. Muito prático e econômico, o “coworking” chegou para ficar.
Gostou?
Conheça o Lavorin: o modo mais elegante, econômico e eficiente para ter seu consultório.