A importância do atendimento humanizado na área da saúde

A importância do atendimento humanizado na área da saúde

O debate sobre a humanização dos serviços da saúde ganhou força nos anos 2000 e é amplamente discutido até os dias de hoje. Temas como o diálogo entre os profissionais da saúde e seus pacientes, empatia, acolhimento e escuta passaram a ter tanta relevância quanto os conhecimentos técnicos e científicos e o investimento que uma clínica médica faz em tecnologia. 

Esse cenário evidencia o enorme paradoxo entre a concepção de cuidado que deveria nortear as práticas médicas e as queixas dos usuários desses serviços como falta de atenção e de individualidade durante as consultas. Afinal, ao buscar uma instituição de saúde, a pessoa encontra-se, muitas vezes, fragilizada e insegura em relação às suas doenças e sintomas e busca, além da cura, um apoio emocional que possa lhe amparar durante esse período.

Mas, afinal, o que é o tratamento humanizado?

Uma equipe que valoriza boas práticas de conduta em consultório, compreendendo e respeitando a realidade do paciente, assim como suas particularidades, estará colocando em prática o atendimento humanizado que tanto se fala e se discute. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre profissionais e paciente que facilita, inclusive, na recuperação do indivíduo e diminui as taxas de desistência dos tratamentos. 

Trata-se de um convite aos profissionais da saúde e aos seus colaboradores para que eles exerçam seus ofícios de forma respeitosa, com foco no paciente, em suas expectativas e limitações, e não apenas em sua doença. Dessa forma, é possível proporcionar tratamentos mais completos, efetivos e humanitários.

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